segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Buraco do DIABO


Dando continuidade aos trabalhos de 2013 ....


No final do segundo semestre de 2013 os alunos do 4º Ano A 
participaram da construção do projeto "As lendas do buraco do diabo".

O projeto teve várias etapas: a tomada de decisões conjunta sobre o que deveria ser estudado,
 a divisão de tarefas, a pesquisa para fundamentar os fatos históricos e verificar 
se as versões da lenda que eles tinham ouvido poderiam ou não ter acontecido.

Ao final, em duplas, a turma produziu, reescreveu, leu e gravou versões da lenda, 
baseados nos conhecimentos construídos.
 Segue o resultado do trabalho da turma. 
Parabéns a todos pelo empenho e criatividade!

Além das gravações, a turma produziu alguns textos 


SEGUE OS TRÊS TEXTOS ESCOLHIDOS PELA TURMA:



DIABO DO BURACO

            Há muito tempo em uma cidade chamada Ivoti não havia luz elétrica, aparelhos eletrônicos, etc. Lá viviam poucos moradores, e havia uma localidade chamada Feitoria Nova. Pois naquele lugar os moradores tinham costumes de fazer longas visitas que começava  de tarde e terminava de noite. E quando as visitas iam embora com os seus cavalos, viam uma enorme sombra que já estavam dizendo que era o Diabo voltando para sua caverna.
            Até que um dia os moradores foram tirar a história a limpo. As pessoas pegaram tochas acesas e  seus cavalos para ir matar o Diabo.
            Ao chegar na floresta escutaram um barulho de galho se quebrando. Até que criatura começou a andar em direção deles, quando perceberam que era um enorme tatu. É por isso que aquela localidade começou a se chamar Buraco do Diabo.
Milene e Gabriela
A VERSÃO DA LENDA DO BURACO DO DIABO

            Na região de Ivoti havia uma lenda. Ela contava que no Teufesloch havia duas famílias: os Berghan e os Bruxel. Eles tinham um filho e ele maltratava as pessoas. Um dia ele queria resolver aquele mistério. E acabou conhecendo uma menina chamada Ruth que também queria resolver esse grande mistério! Eles seguiram juntos essa grande jornada, passaram por muitas dificuldades, mas enfrentaram. O menino era muito arteiro, porém com essa descoberta ficou uma pessoa boa.                
Eles foram para uma mata onde dormiram a  noite. Nessa mata havia barulhos que acharam estranhos. Foram olhar achando que era o Diabo, mas viram um enorme focinho que lambeu a ponta dos narizes dos dois. Eles deram muitas risadas e levaram o grande mistério para casa. E todos acharam uma gracinha esse grande Tamanduá.
Milena e Karina
A LENDA DO TAMANDUÁ 

            Ha muito tempo duas famílias habitaram o Teufelsloch. As duas famílias se chamavam os Berghan e os Tatsch. Eles tinham costume de fazer longas visitas que começava de manhã e terminavam de tarde. Quando iam embora os cavalos e os outros animais se assustavam com uma sombra.
            E todo mundo andava falando que era o diabo. Toda noite, quando as famílias iam dormir, escutavam um barulho estranho no meio da floresta. As duas famílias ficavam assustadas e no dia seguinte uma nova família imigrou aqui no Teufelsloch. Ela se chamava Müller e era formada por cinco pessoas: os três irmãos, o pai e a mãe. Um dos filhos se chamava Rute, a filha do meio, Manfrei era o filho mais velho e Vitor o filho mais novo.
Rute, como era moito curiosa, quis desvendar o mistério. Pegou um cavalo na estrebaria foi pelas trilhas assombradas dos sítios e quando viu era um tamanduá.
Thiago e Rafael W.





Nenhum comentário:

Postar um comentário