segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Zona Rural


Passeio pela Zona Rural de Ivoti


No dia 22 de agosto de 2013, os alunos do 4o ano B, acompanhados das Professoras Fabiane e Thamires, realizaram um passeio para enriquecer ainda mais os estudos sobre a nossa cidade, Ivoti.

"Para ter uma relação mais intensa com o lugar é preciso vivenciá-lo. É preciso ter outra relação com o tempo. É preciso que o turismo possibilite alguma relação mais direta, em que a vivência represente uma relação de troca, aprendizado e respeito. Muitas vezes, a melhora da qualidade da percepção requer conhecer melhor as características ambientais locais..."(Mendonça, apud Lemos (1996, p. 21)


 Conhecemos a Zona Rural e foi uma tarde de muitas descobertas e alegrias. Exploramos o Memorial da Colônia Japonesa, onde vivenciamos a história da chegada dos imigrantes japoneses em nosso município e apreciamos os diversos utensílios domésticos, objetos e roupas como o kimono e a gueta (chinelo) e os origamis.

Passamos pela localidade de Picada 48 Baixa onde vimos os fornos para produção de carvão vegetal e também ficamos impressionados com o tamanho do Aterro Industrial. Quanto lixo produzimos? Sendo que ali depositamos apenas uma parte dele.
Em Nova Vila reconhecemos o Pesque e Pague Diguinho e passamos pela Escola Municipal Nelda Julieta Schneck.
Fomos à Picada Feijão onde visitamos uma propriedade rural com gado leiteiro. Os alunos ficaram encantados com os animais que ali encontramos. 

  
 Acabamos o passeio na Feitoria Nova explorando o museu municipal e os vários objetos da cultura alemã. Ouvimos a história da Ponte do Imperador e desfrutamos de um frühstück na Casa Amarela.

LEMOS, A. G. Turismo: Impactos Socioambientais. São Paulo: Hucitec, 1996.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário